Por que as máscaras simbolizam o carnaval? o_0


Querido diário,

Ontem eu estava vendo um desenho na TV, quando apareceu uma personagem dizendo que estava vestida para o carnaval, e detalhe, ela estava com uma roupa simples, mas de máscara. Aí todos os amigos dela foram correndo e colocaram suas máscaras também.

Aí eu fiquei pensando: Por que as máscaras lembram o carnaval? Ou, por que o carnaval lembra máscaras? Se bem que nas matinês que eu fui nunca vi ninguém usando uma...

 

Eu, como sou curiosa, pesquisei e descobri que a origem da máscara é tão antiga que ela se perde na História! E eu que pensei que alguém tinha criado as máscaras exatamente para o carnaval, putz!

No começo, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, e representava deuses e espíritos, ui! Também era usada em guerras, como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos... Parece coisas de filme...

No Egito, ela era usada em funerais, como as famosas máscaras dos faraós... Tenho até medo dessas coisas... Muito tenso!

A máscara começou a ser utilizada como acessório de festa no Oriente, em danças e procissões, com a intenção de misturar o ritual e o divertimento. Dessa parte eu já gostei!

 

Na Grécia e Roma antiga, era usada no teatro, para caracterizar os personagens, aliás, máscara e personagem são a mesma palavra em latim, que é persona! Muito interessante!

Aí foi em Veneza, aquele paraíso da Itália, no século XV, que a máscara começou a ser usada no Carnaval! O Brasil, que é considerado o país do carnaval não teve nada a ver com isso! Choquei!

O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô e Colombina, que eu já ouvi falar mas nem sei do que se trata!

No tal carnaval veneziano (kkkkkk lembrei das venezianas do meu quarto!), aconteciam os bailes de máscaras e os luxuosos desfiles de fantasias, que existem até hoje. Desse modo, a máscara representa o espírito do Carnaval, onde todos podem colocá-la para cair na folia.

E foi isso o que eu aprendi sobre as máscaras de carnaval, diário. Mas eu sei que seu for com uma máscara lá no carnaval da Lagoa Maior eu vou parecer um bicho, porque quase ninguém usa isso lá...

Mas, tudo bem... O meu níver de 18 anos será um baile de máscaras! Aí eu quero ver! Rum!

Seja o primeiro a comentar!

Envie seu Comentário!

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.